Importância dos Fósseis
Os fósseis fornecem dados importantes quanto à evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da terra. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil.
Como acontece a fossilização?
1)O animal deve estar morto.
2)O animal morto tem que estar soterrado por sedimentos.
3)O esqueleto ou a carapaça do animal é enterrada sob sedimentos, levados pela água formando rochas sedimentares.Estas são oriundas do intemperismo, erosão, transporte e que vão se dependendo aos poucos da argila.
4)O resto é enterrado
5)O resto do ser vivo é mineralizado.
Quais são os 5 tipos de fossilizações
Incrustação:Após o soterramento do indivíduo, as partes duras como dentes e ossos podem passar por este processo. Nele as substâncias minerais se acumulam e cristalizam sobre as partes duras do indivíduo.
Permineralização:Nesse caso, diferente da incrustação, os minerais penetram nos ossos e poros do indivíduo, solidificando-os ao longo do tempo. Ao contrário da cobertura superficial da incrustação, a permineralização se baseia na impregnação profunda dos minerais no material orgânico – permitindo uma preservação mais detalhada e duradoura. Esse processo é bastante importante na preservação dos organismos, pois oferece uma visão mais bem conservada da anatomia dos fósseis.
Carbonificação:Um processo distinto, implica na formação de uma camada de carbono resistente à decomposição. Esse carbono, na verdade, substitui elementos voláteis da matéria, que poderiam se decompor mais rapidamente.
Congelamento:É uma das formas de se preservar a matéria mole dos corpos fossilizados. Quando submetidos a baixíssima temperaturas, os metabolismos de diferentes organismos sofre uma redução de velocidade, normalmente vários inclusive simplesmente param – diminuindo assim a propagação desses indivíduos sobre a matéria orgânica, garantindo a sua preservação.
Mumificação:Ocorre a desidratação dos organismos, sendo outro tipo de fossilização que pode favorecer a preservação de partes moles.
Dois tipos de fósseis:
Somatofósseis: formados por meio de estruturas dos organismos, como ossos, cascos, dentes, troncos e folhas.
Icnofósseis: É qualquer vestígio de atividades de animais e vegetais nos sedimentos e rochas. Constituem estruturas sedimentares biogênicas resultantes da bioturbação, da bioerosão (perfurações), da biolaminação/biodeposição.
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário